hitchhikers-guide-to-the-galaxy
24/05/2013 4:38 PM

Dia da Toalha e seus Gadgets!

4ALL

Todo dia é dia de alguma coisa! Temos o Dia do Índio, Dia dos Pais, Dia da Mulher, Dia do Programador, agora para você que nunca ouviu falar ou não sabe a origem, vamos dar um mergulho nas galáxias de Douglas Adams e tentar desvendar o polêmico Dia da Toalha, ou para alguns o Dia do Orgulho Nerd!

douglas adams

O porquê da Toalha explicaremos mais adiante, vamos começar apresentando Douglas Noël Adams, escritor de enquetes do programa de TV Monty Python, e entre outras coisas, autor da saga “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy”, ou traduzindo para o nosso idioma “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. A Saga compreende programas de rádio, uma série de 5 volumes de livros e um filme, sobre o pacato Arthur Dent que é salvo por um viajante lunático e convidado a pegar uma carona em uma nave espacial antes que o mundo acabe. Ficou curioso sobre a história? Pesquise, aposto que irá gostar!

Os integrantes de uma Sociedade Virtual chamada h2g2 (sigla de HitchHiker’s Guide to the Galaxy), destinados a construir um manual para a vida, para o universo e todo o resto, resolveram homenagear o autor logo após a sua morte (dia 11 de maio de 2001), essa homenagem atrasou um pouco, escolheram um tema que representasse D. Adams, e nada melhor do que um artefato que mereceu uma página inteira com inúmeras utilidades para um viajante espacial: A Toalha!

No dia 25 de maio de 2001, os integrantes pegaram suas toalhas e saíram pelas ruas exibindo as mais diversas formas de adorno. Desde turbantes, capas até cachecol, e adotaram, para os próximos anos, esta data como o Dia da Toalha.

A mídia resolveu adotar esse mesmo dia como o Dia do Orgulho Nerd, apesar de não ser adotado pelos Nerds, alguns dizem que esse dia foi escolhido por ser a estréia do Filme Star Wars. Mas quem conhece a origem correta, sabe e comemora! Entendedores entenderão!

Durante a viagem de Arthur Dent encontramos alguns gadgets que ajudaram os mochileiros em sua jornada, e resolvemos buscar na nossa realidade alguns gadgets atuais e substituí-los. Para aqueles que ainda não leram os livros, cuidado com os Spoilers!
 

Para avisar sobre a aproximação de uma espaço nave

 

Esse aparato foi utilizado pelo alienígena Ford Prefect para descobrir quando a Nave Espacial estaria se aproximando, também conhecido como Sensormático Subeta.

ce9fd03c19e4f4c2b09118e112cea6bd

Nada como habilitar seu app do iPhone para informar quando um amigo está se aproximando do local em que você se encontra. O único detalhe é que você precisa escolher qual amigo configurar e para qual local específico.

FindFriends

 

Para pedir carona

 

Na Saga, os personagens podem pedir carona para qualquer nave apenas levando seu polegar com o anel homing ring.
6e1bc24a2b990b5882246146e620c8f9

Nada que o App Waze não possa nos ajudar! Através dele, você pode informar a sua posição para que um amigo passe para te pegar. Vale considerar que ele pode ou não aceitar mudar a rota!

waze carona
 

Guia do Mochileiro

 

O grande responsável pelo nome da Saga, não explore nenhuma Galáxia sem ele e não entre em Pânico! A Enciclopédia comandada por voz onde traz todas as informações existentes no universo de forma rápida e prática. O Google Now não está longe de ser o seu Guia, pelo menos para as perguntas que já encontraram as respostas, além disso te ajuda a Não entrar em Pânico!
b6b30410a2a3224298bb2c4158612411 1bf212cf820feed945a114d04d838ecb
google-now-ics


 

A Toalha

 

O objeto mais importante da saga dos mochileiro de acordo com capitulo 3 do livro:
20b6c99289ab2f16da73785320fbb476
df8ed07ee7b9bc2255cb0d97db2faf3d

 “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você, estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.” [trecho retirado do livro]

O que mais podemos esperar de uma toalha, nos dias de hoje? O que acham de guardar e carregar seus gadgets na toalha? E se ela estivesse equipada com caixas de som para você conectar seu iPhone? Se o guia do mochileiro fosse escrito hoje, certeza que seria uma de suas funções.

hi-Sun-3 slideshow_big_09-09-2010_12_56_08_7
 

Babel Fish

 

Para entender o que os alienígenas falavam, Arthur Dent (personagem principal) precisou colocar em seu ouvido um tipo de peixe que se alimenta de ondas sonoras incompreensíveis e excreta traduz para nossa língua, hoje existe algo bem parecido com os apps de tradução e melhor ainda sem precisar colocar nada viscoso pelo ouvido. Dentre vários aplicativos no mercado, conhecemos o Google Translator, que possui uma funcionalidade de tradução simultânea através da voz, mas requer acesso a internet.

Babel Fish02Babel Fish

Pensando nisso, o Jibbigo lançou seu proprio tradutor onde você pode obter as traduções de voz mesmo offline (atualmente este recurso é pago).

Translator


 

A Faca Torradeira

 

Essa faca realmente surpreende, imagine um mini Sabre de Luz que além de cortar seu pão com uma perfeição incrível, ela aproveita e torra o pão em um só movimento!

32d75eab84b81d16741d9dd9c2fedd83 99f2538fb2d93e0ae0d4868fca7cd45aPosso dizer que isso me lembra um sonho de gadget que me atrai pela simplicidade. A Toastie Knife que aquece para facilitar o simples ato de passar a manteiga no pão. Ideia genial, não?

toastie11 602371_245256002244290_261524614_n-e1341408392298

Agradecimento especial ao Colaborador desse Post: Alan Prazeres

Comentários

Edu Menke o autor

Completamente plugado em qualquer dispositivo com processadores, e nas horas vagas Diretor da Xpirit ::: Editor Chefe do nt4bb - follow @edumenke

  • Acompanhe o nt4bb pelo Facebook
  • Assine nosso RSS
  • Acompanhe o nt4bb pelo Youtube
  • Acompanhe o nt4bb pelo Twitter
  • Acompanhe o nt4bb pelo Pinterest
  • Acompanhe o nt4bb pelo Google Plus
Assine Nosso Canal
Desenvolvido por Xpirit