lumiblade2
20/12/2012 6:01 PM

Lumiblade: Uma lâmpada ultra fina, transparente e incrível.

4Home

A Philips esta em fase de desenvolvimento final de uma lâmpada plana e muito fina – apenas 1.8mm. Ela chama-se Lumiblade (Lâmina de Luz em tradução livre e adaptada) e estará disponível ao grande público em até 5 anos segundo a própria fabricante. O produto é tão recente que ainda não existe nem a estimativa de facada preço.

A tecnologia de emissão de luz utilizada é a OLED e é justamente ela que permite a espessura ínfima da nova lâmpada. Apesar de todos os avanços significativos que o produto apresenta seu tamanho máximo é de 12x12cm, pois ela usa o próprio material para emitir a luz, diferente das lâmpadas convencionais que utilizam gás e ou um filamento encandecido. Há o lado positivo nesse fato, sua temperatura máxima não passa dos 30c e tem vida útil média de 15 mil horas; quinze vezes mais que as incandescentes (amarelas tradicionais) e duas vezes mais do que as florescentes (brancas).

lumiblade

Pausa para momento CUN – Cultura inÚtil Nerd: Provavelmente você ouviu falar em LED – se não ouviu, mande um fax ou carta para nós contando em que mundo você vive – ou Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz em português). A composição dela basicamente são cristais que ativados por um impulso de energia emitem luz. Já a OLED, digamos a evolução do LED, é composto de material orgânico (“O” de organic). Na prática, imagine micro tubos que refletem luz e você estará olhando para a tecnologia LED. Agora imagine uma superficie inteira, praticamente lisa, que reflete luz por toda sua área quando estimulada elétricamente; essa é a OLED.

Tecnologia e Criatividade combinadas sempre resultam em coisas interessantes. Veja alguns protótipos criados pela Philips e parceiros selecionados que mostram o uso da Lumiblade no vídeo abaixo. Recomendo segurar o queixo com uma das mãos antes de apertar o play e esconder esse vídeo daquele arquiteto que sua mulher contratou para decorar o apartamento novo financiado em 360 meses.

 

Comentários

Willian Correa o autor

@wgcorrea é Empreendedor e Engenheiro de Software; vê e usa Gadgets e a tecnologia como uma extensão do seu eu. Uma Ferrari? Não, seus sonhos de consumo cheiram a plástico novo, metal e invariavelmente rodam algum sistema que pode ser aperfeiçoado. Enquanto não está procurando o próximo bug do milênio, ajuda e dar vida a projetos e idéias novas na Xpirit.

  • Acompanhe o nt4bb pelo Facebook
  • Assine nosso RSS
  • Acompanhe o nt4bb pelo Youtube
  • Acompanhe o nt4bb pelo Twitter
  • Acompanhe o nt4bb pelo Pinterest
  • Acompanhe o nt4bb pelo Google Plus
Assine Nosso Canal
Desenvolvido por Xpirit