OUYA
13/08/2012 11:00 AM

OUYA: Um novo conceito em video game

4Fun

Uma nova geração de consoles está prestes a chegar, Playstation 3 e Xbox 360 saem na frente pelo seu histórico e pelas grandes companhias por trás deles, porém o mais novo fenômeno do site Kickstarter é o console independente equipado com o sistema operacional Android, OUYA vem para bater de frente com os grandes.

O console que vem equipado com o chip Tegra 3 de quatro núcleos da Nvidia, 1 GB de RAM e 8 GB de espaço interno, conseguiu superar e muito sua meta de U$ 950.000, que foi batida em apenas 24 horas e chegou a arrecadar quase U$ 9 Mi. O console deve começar a ser entregue em março de 2013 e pela informação que temos, quem ajudou primeiro, irá receber primeiro.

O console chama a atenção pelo seu conceito de liberar tanto o software quando o hardware HACKER FRIENDLY, facilitando para que você mesmo possa personalizar o seu e transformando todos os jogos grátis, sim, GRÁTIS. Durante o processo de arrecadação do projeto, seus idealizadores conseguiram algumas parcerias de peso, como Square Enix – que já prometeu lançar uma edição de Final Fantasy III para o console, da Namco Bandai, OnLive – serviço de jogos na nuvem, VEVO, TunneIn, iHeartRadio e XMBC para levar seus serviços de videos e músicas para o OUYA.

Mesmo com todos esses parceiros, especula-se que na data de lançamento o console apenas tenha jogos desenvolvidos para o Android e iOS, mas convenhamos que a biblioteca já vai ser grande, tendo em vista que os sistemas operacionais citados por eles já possuem milhares de títulos e até lá a produção e lançamento de novos títulos só tende a crescer.

O prazo para ajudar o projeto através do Kickstarter já encerrou, mas o site oficial www.ouya.tv está aceitando pedidos de pré-compra com valores à partir de U$ 109 para interessados residentes nos Estados Unidos e U$ 119 para quem mora em outros países. Esses valores contemplam um console com um controle e o frete.

Na minha opinião, esse console vai de alguma forma influenciar o desenvolvimento dos novos consoles da Microsoft, da Sony, e porque não, da Nintendo? Afinal o conceito de criar um sistema que tenha todos os jogos gratuitos vai fazer com que muita gente queira usá-lo e não precise recorrer aos famosos downloads de torrents ou camelôs para poder se divertir nas horas vagas. Mesmo assim fico um pouco preocupado com o modo que será implementado para que os desenvolvedores ganhem dinheiro com seus jogos, já vimos que a experiência de compras extras dentro dos jogos é boa, porém é muito controversa, basta lembrarmos do caso da Capcom com o Street Fighter e quantidade enorme de versões que foi lançada da franquia Marvel VS Capcom 3, que incorporava um DLC diferente em cada versão. O que me deixa um pouco mais tranquilo é a parceria da Square Enix, produtora que não tem essa mancha no currículo e que está apoiando o console.

Comentários

Raphael o autor

Um entusiasta da web e tudo o que acontece nela, mídias sociais, novas linguagens e estilos visuais. Sempre em busca de conhecimento, inovações e soluções para aplicar em seus projetos.

  • Acompanhe o nt4bb pelo Facebook
  • Assine nosso RSS
  • Acompanhe o nt4bb pelo Youtube
  • Acompanhe o nt4bb pelo Twitter
  • Acompanhe o nt4bb pelo Pinterest
  • Acompanhe o nt4bb pelo Google Plus
Assine Nosso Canal
Desenvolvido por Xpirit