Feat-copenhagen-wheel
12/12/2013 6:27 PM

Copenhagen Wheel: O impulso sustentável

4Road

Que tal uma forcinha extra quando você já está cansado de pedalar? Essa nova onda de bikes pela cidade está tornando cada vez mais comum encontrar pessoas substituindo o transporte poluente pelos sustentáveis. Mas isso não significa que o preparo físico se adapte no dia seguinte, ainda mais no caso de cidades com um relevo bem acentuado. Pensando em tudo isso, o pessoal do MIT resolveu dar esse empurrãozinho!

CopenhagenWhee

Esse projeto já vinha sendo anunciado desde 2009 na Conferência das Nações Unidas para Alterações Climáticas, muitos já haviam perdido as esperanças, mas ele surgiu em pré-venda nas mãos da empresa Superpedestrian por US$ 699. O dispositivo se encaixa em uma roda de bicicleta padrão e tem diversas funcionalidades que não só ajudam o ciclista a economizar sua energia, como contribui com a cidade levantando dados como índice de poluição, tráfego e condições das vias públicas.

the-copenhagen-wheel-4

Conforme o ciclista pedala, freia ou desce ladeiras, o gadget vai acumulando energia em sua bateria de Lítio de 48 Volts e reutiliza em forma de impulso para momentos de subida ou mesmo para manter uma velocidade de 32 km por hora. Essa aceleração não é feita através de um simples botão, o dispositivo acompanha sua aceleração no pedal para adequar a velocidade desejada. Quanto mais rápido você pedala, maior é a compensação da energia adicional. A “roda” se comunica com seu Smartphone para monitorar distância, calorias queimadas, bloqueio e desbloqueio da bicicleta.

copenhagen_wheel_B

O  gadget não só mapeia as informações sobre o seu entorno como os níveis de monóxido de carbono, compostos nitrogenados, ruído, temperatura ambiente e umidade relativa do ar, mas também seu cotidiano como ciclista como seu nível de esforço. Dentro da traquitana estão dispostos um motor, marchas para 3 velocidades, bateria, um sensor de torque, GPRS e um kit de sensor para monitorar o entorno.

cph_wheel_04

 

Assista o vídeo e saiba mais sobre essa brilhante engenhoca:

Comentários

Edu Menke o autor

Completamente plugado em qualquer dispositivo com processadores, e nas horas vagas Diretor da Xpirit ::: Editor Chefe do nt4bb - follow @edumenke

  • Acompanhe o nt4bb pelo Facebook
  • Assine nosso RSS
  • Acompanhe o nt4bb pelo Youtube
  • Acompanhe o nt4bb pelo Twitter
  • Acompanhe o nt4bb pelo Pinterest
  • Acompanhe o nt4bb pelo Google Plus
Assine Nosso Canal
Desenvolvido por Xpirit