01/10/2012 10:56 AM
Bug no sistema pode ter dado vitória para máquina
4ALL
Garry Kasparov enfrentou o Deep Blue no xadrez em duas ocasiões; em 1996 ele ganhou do supercomputador e na revanche de 1997 a máquina levou a melhor. Kasparov foi o primeiro colocado no ranking mundial de xadrez entre 1985 e 2000. O super computador e sistema da IBM foi desenvolvido especialmente para jogar xadrez e com seus 256 processadores era capaz de analisar 200 milhões de possíveis jogadas por segundo.
Um terceiro embate foi solicitado por Kasparov mas foi negado pela IBM que em seguida aposentou de vez o projeto Deep Blue. O documentário Game Over: Kasparov and the Machine de 2003 declara que a derrota do humano pela máquina foi combinada com intuito de valorizar as ações da empresa.
Para acalorar as discussões a respeito dos méritos da vitória, o livro The Signal and the Noise relata que uma falha no sistema pode ter dado a vitória ao computador por uma questão apenas de sorte. Na publicação o cientista Murray Campbell, que trabalhou no projeto deep blue, revela que durante o jogo a máquina não conseguiu estabelecer a próxima jogada. Para prosseguir com o jogo, o sistema escolheu de forma aleatória o próximo movimento sem levar em conta qualquer estratégia, histórico de outros jogos ou mesmo as movimentações anteriores do oponente humano.
A incógnita permanece junto com a discussão. Se for verdade, é um dos raros casos em que um bug causou benefício ao objetivo de um sistema.
Comentários