black_friday_nt4bb
23/11/2012 9:24 AM

Especial California – Black Friday

4ALL

O nt4bb veio até os USA para conferir a edição 2012 da Black Friday; uma mega liquidação de todos os tipos de produtos em diversas lojas. Essas promoções oferecem descontos entre 50% a 80%, o que é suficiente para aglomerar multidões nas portas das lojas em plena madrugada aguardando a abertura das portas.

Na prática o que constatamos é que não passa de uma estratégia de marketing. De fato existem produtos com preços inacreditavelmente baixos; por exemplo encontramos uma TV LED 50 polegadas da Samsung de U$ 699 por U$ 349 – no Brasil o mesmo modelo custa em média R$ 2.900; atrativo, não é mesmo? Sim e é justamente esse o ponto, a Black Friday é apenas uma isca disfarçada de oportunidade. As lojas oferecem um produto, que não é de ponta, a um preço de custo para que o consumidor vá até a loja com o espirito pronto e disposto a gastar, o que leva a maioria das pessoas a compras outros artigos por preços regulares.

Encontramos o televisor acima na Target, uma mega loja de departamentos que vende um pouco de tudo, do arroz ao tênis. Nela constatamos que cerca de 5% (estimativa muito otimista) dos produtos participavam do Hall dos mega-descontos, os demais estavão com seus preços normais. Os produtos mais atraentes, como a TV em questão, foram espalhados em pontos estrátégicos da loja para forçar os clientes a circularem por praticamente todas as seções. Foi difícil ver algum carrinho apenas com produtos em promoção.

Em linhas gerais a Black Friday não passa de uma liquidação de produtos que já saíram ou estão prestes a sair de linha; usando-os para atrair e vender outros por seus preços normais. Desta forma o estoque ganha espaço para produtos de ponta e que serão comercializados no Natal; além de estimular a compra de outros produtos através de uma ilusão de economia e vantagens.

No Brasil a Black Friday é apenas mais uma cópia mal feita. Não vamos falar os nomes das lojas aqui, mas é mais do que sabido que os descontos são puramente artificiais. Os produtos sofrem um aumento significativo no preço e depois receberem o mega “desconto”. No final das contas você continua pagando caro e tornando-se mais uma presa dessa estratégia de marketing.

Comentários

Edu Menke o autor

Completamente plugado em qualquer dispositivo com processadores, e nas horas vagas Diretor da Xpirit ::: Editor Chefe do nt4bb - follow @edumenke

  • Acompanhe o nt4bb pelo Facebook
  • Assine nosso RSS
  • Acompanhe o nt4bb pelo Youtube
  • Acompanhe o nt4bb pelo Twitter
  • Acompanhe o nt4bb pelo Pinterest
  • Acompanhe o nt4bb pelo Google Plus
Assine Nosso Canal
Desenvolvido por Xpirit